BIOGRAFIA



Enrique Miguel Iglesias Preysler, cantor, compositor e produtor musical espanhol, filho de pais famosos, de Julio Iglesias, um dos mais famosos cantores a nível mundial, e de Isabel Preysler, a eterna rainha do " glamour " de Espanha, nasceu em Madrid em 8 de Maio de 1975 e foi educado até aos 7 anos de idade em Espanha e depois da separação dos seus pais em Miami, cidade onde permaneceu até hoje. Devido às ausências prolongadas do pai, Enrique foi criado principalmente pela ama, Elvira Olivares, a quem dedicou mais tarde o seu primeiro álbum.

Atrás da sua imagem de menino tímido, se escondia uma enorme personalidade e Enrique não quis que o seu sobrenome famoso o ajudasse na sua carreira musical. Por isso, escondendo os seus planos da família, pediu dinheiro emprestado a Elvira para gravar a sua primeira cassete demo, que enviou para várias editoras discográficas, usando o nome artístico "Enrique Martínez". Até que, Guillermo Santino, Presidente da discográfica "Fonovisa Records" no México, ficou rendido à sua voz depois de escutar a gravação. Sem chegar a saber a identidade deste jovem aspirante, apresentado como Martínez, propos-lhe gravar três álbuns.

Após assumir a sua verdadeira identidade, viajou para Toronto para gravar o seu primeiro álbum, que seria lançado em 1995. 

Em 1995 ele pensou que havia chegado o momento de abandonar os seus estudos de Economia e foi à conquista do mundo. Juntando a cultura Latino, Europeia e Americana, Enrique conseguiu um estilo próprio sem precedentes no mercado musical mundial. Hoje é considerado pela crítica internacional como o "Latin Lover" do século XXI.

Desde 1997, Enrique Iglesias é um Embaixador da cultura global, a fusão musical da música Pop, R & B, Latina, Rock e  hip-hop  e projetou-o como um dos maiores artistas das últimas  décadas.

Enrique Iglesias já vendeu mais de 137 milhões de álbuns a nível mundial, lançou 10 álbuns de estúdio, 4 álbuns de compilações de grandes êxitos, ganhou discos de platina em praticamente todos os territórios do mundo. Realizou 10 digressões mundiais, actuando em vários estados americanos na sua turnné pelos EUA e Canadá  ( Nueva York, Chicago, California, Colorado, Los Angeles, Texas, Michigan,Geórgia, Nevada, Nova Jérgia, Massachusetts,  Washington DC ,Flórida, Montreal e Toronto). Na Europa actuou  em Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Mónaco, Escócia, Irlanda, Alemanha, Filandia, Áustria, Suécia, Polónia, Bulgária, Républica Checa,  Rússia, Lituânia, Latvia, Estónia, Croácia, Sérvia, Macedónia, Turquia. Nos restates países do mundo (Argentina, México, Puerto Rico, Chile, Républica Dominicana, Colombia,Guatemala, Panamá, Paraguai, Costa Rica,  Curaçao, El Salvador,  Guatemala, Equador, Bolívia, Perú, Aruba, Nicaragua, Egipto, Líbano, Emirados Árabes Unidos, Israel, Sri Lanka, Azerbaijan, Jordânia, Bahrain, Cairo, Marrocos, Estambul, Cidade do Cabo, Sidney, etc...)

Sem sombra de dúvida, Enrique é o artista latino com mais  êxito discográfico da história, com 27 temas que alcançaram o nº 1 na lista Billboard Hot Latin Songs.

Enrique alcançou quase todos os prémios que um artista pode obter, incluindo múltiplos GRAMMY®, Premios Billboard, World Music Awards, Premios Juventud, e ASCAP entre outros, somando um total de 197 prémios.   

Ao lado de Madonna, Iglesias é o cantor com mais canções em primeiro lugar na Billboard Dance Charts, com 21 músicas no topo. Durante seus 22 anos de carreira, Enrique já vendeu cerca de 135 milhões de álbuns e 98 milhões de singles, fazendo-o o segundo artista latino que mais vendeu álbuns e singles em todos os tempos.

1995

" ENRIQUE IGLESIAS "

Enrique escolheu o Canadá para gravar o seu primeiro CD " Enrique Iglesias ", que saiu para o mercado em 25 de Setembro de 1995. Este 1º álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias nos primeiros 3 meses (ele ganhou o seu primeiro Disco de Ouro em Portugal em apenas 7 dias). Até à data este álbum já vendeu mais de oito milhões de unidades em todo o mundo. Este CD tem 10 músicas, 5 das quais foram escritas por Enrique ( " No Llores Por Mi ", " Por Amarte ", " Se Tu Te Vas ", " Falta Tanto Amor ", " Inalcanzable " ) quando tinha 16 anos.  vendidos

Vendas: Mais de 8 milhões de discos                                                                                                            

1997

" VIVIR "

Em 29 de Janeiro de 1997, Enrique lança o seu segundo álbum " VIVIR ". Foi com este álbum que Enrique fez a sua primeira digressão mundial. Apresentou o seu espectáculo 78 vezes em 16 países e em alguns estádios com capacidade para 50 000 pessoas. Nos Estados Unidos, Enrique realizou 19 espectáculos. A nível mundial mais de 720 000 pessoas assistiram aos seus espectáculos. A crítica disse que esta digressão foi um enorme sucesso comercial.

Vendas: Mais de 4 milhões de discos                                          

1998

" COSAS DEL AMOR "

"Cosas del Amor", terceiro álbum de Enrique sai a 1 de Setembro de 1998. Um álbum repleto de letras e músicas escritas por Enrique. 

Mais um sucesso na vida de Enrique.

Vendas: Mais de 5 milhões de discos                            

Enrique vendeu mais de 13 milhões de Cd's com os seus 3 primeiros álbuns em apenas 3 anos. 
Nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia, músicas como, "Si Tu Te Vas", "Por Amarte", "Enamorado Por Primera Vez", "Nunca Te Olvidare", "Experiencia Religiosa", "No Llores Por Mi", "Esperanza", "Trapecista", "Solo En Ti", "Miente" e "Revolucion", foram número 1 em vários Top's nos EUA e em 18 outros países. Durante a tournée de " Cosas Del Amor ", Will Smith encontra-se com Enrique na cerimónia dos American Music Awards e depois de o ouvir pede-lhe para participar na banda sonora do filme" Wild Wild West ".

1999

 " ENRIQUE "

 Em Novembro de 1999 sai o quarto álbum de Enrique, o primeiro em Inglês, com o nome "Enrique", agora na sua nova discográfica "Interscope Records", ele torna-se numa das maiores estrelas da música pop mundial.  " Bailamos " foi o seu primeiro single em Inglês e dominou os Top's americanos e os discos pedidos das rádios locais incluindo Los Angeles, New York, Miami e Dallas. Foi nº1 no verão de 1999. Com este álbum Enrique conquista definitivamente o mercado norte americano.Mais uma vez várias músicas deste álbum chegam ao nº 1 dos top's mundiais.

Neste álbum podemos ouvir o 1º dueto de Enrique com Whitney Houston "Could I Have This Kiss Forever ". Enrique e Whitney também gravaram o video clip juntos.

Vendas: Mais de 12 milhões de discos         


No Verão de 2000 Enrique realizou mais uma digressão Europeia que começou a 23 de Agosto em Oslo, Noruega e acabou a 23 de Setembro no Algarve, Portugal. Mais uma vez milhares de pessoas assistiram aos seus espectáculos.

Agora, em todo o mundo é conhecido como Enrique, e são muito poucos os que para se referir a ele fazem referência ao apelido Iglesias.

Alegre, sensível, maduro e muito trabalhador, Enrique divide-se entre a sua família e o seu público e afirma: " Vou cantar até morrer".       

2001

" ESCAPE " 


 "ESCAPE" - O quinto álbum supreendeu tudo e todos. Este CD é uma explosão de sensações que refletem a sua alma de artista e o seu amor pela música. As baladas foram substituídas por uma batida mais agressiva e o resultado final foi um Cd com um som de Rock brilhante e intenso como "Don't Turn Off The Lights", "Making Love For Fun", " I Will Survive " e " If TheWorld Crashes Down".

"Hero" o single de lançamento para este álbum é de certeza uma das suas melhores baladas. Aliás Enrique disse: " Esta balada é perfeita, é como um sussurro que entra no ouvido e vai directo ao coração". Enrique é o autor e produtor de todos os temas de ESCAPE.

Enrique mostrou o sucesso do álbum com a turnê "One-Night Stand World Tour" consistindo de 50 shows com os ingressos esgotados em 16 países.

Vendas: Mais de 14 milhões de discos    

2002

" QUIZÁS "

"QUIZÁS" - O sexto álbum lançado a 17 de Setembro de 2002, é o seu primeiro trabalho em Espanhol desde o multi-platina " Cosas Del Amor " A escolha de lançar um álbum em espanhol enquanto está nos tops de todo o mundo com o álbum "Escape" e arrecadando sucessos atrás de sucessos com a sua carreira no idioma Inglês pode causar alguma surpresa, mas o Enrique tem uma explicação, " O poder da música espanhola é tão forte, que eu não podia estar longe dela por muito mais tempo. Foi optimo gravar um Cd inteiro em espanhol outra vez. As minhas fãs têm estado ao meu lado durante toda a minha carreira e eu espero que elas gostem de dar mais este passo comigo."

O novo álbum foi produzido por Enrique Iglesias, Rafael Perèz Botija e Lester Mendez. O Enrique escreveu ou co-escreveu todos os temas.

Vendas: Mais de 4 milhões de discos  

2003

" SEVEN " 

 Como o nome indica é o sétimo álbum da sua brilhante carreira .
"Seven"foi escrito na estrada, uma experiência inédita para o artista. Enrique Iglesias é co-autor de todos os temas aqui presentes, além de ter também participado na produção de grande parte deles. 
Mais uma vez, Enrique Iglesias recorreu aos préstimos de Paul Barry e Mark Taylor ("Hero", "Bailamos", "Be With You" ou "Rhythm Divine"), sendo que Mark Taylor é responsável pela produção da maioria das canções, entre as quais se encontram "Addicted", "Not In Love" (com Fernando Garibey), "California Calling", "Free", "You Rock Me", "Be Yourself" e "Wish You Were Here (With Me)." 
Neste disco participa também Kara DioGuardi (Celine Dion, Kylie Minogue), que é co-autora de "Roamer", um tema produzido por Steve Morales. Alex Ander (Michelle Branch) e Rob Davis (Kylie Minogue) são responsáveis por "Say It" e "Live It Up Tonight", "The Way You Touch Me" e "Break Me, Shake Me (You Can't Make Me)". 
"Addicted", o single de apresentação de "Seven", conta também com uma versão em castelhano, intitulada "Adicto", que estará disponível em todas as edições do disco. O vídeo desta canção apresenta-nos Enrique Iglesias contracenando com Mischa, a personagem da série televisiva "The O. C."
"Tive uma ideia, segundo a qual estava numa cela sem saber porquê. Entretanto, sou levado para outro quarto, onde estava uma mulher, e vou tendo flashbacks de quando estava livre e com ela. No fim, descobre-se que a cela estava apenas na minha imaginação. É um vídeo sobre aquela sensação de loucura que te consegue assolar quando estás tão apaixonado que achas que estás viciado naquela pessoa", afirma Enrique Iglesias. 
Um vídeo a não perder, bem como todo o delicioso novo disco de Enrique Iglesias: "Seven".
"Gosto de ser subestimado. É isso que me dá força para continuar e fazer um novo disco ainda melhor que o anterior, porque tenho que provar sistematicamente a mim próprio que sou capaz de me superar", afirma Enrique Iglesias.

Vendas: Mais de 4 milhões de discos   

2007

"INSOMNIAC"


Insomniac é o oitavo álbum de estúdio e o quarto em inglês do cantor Enrique Iglesias, lançado a 12 de Junho de 2007. 

Vendas: Mais de 2.5 milhões de discos    

2008

" GREATEST HITS 95 / 08 "

Lançado a 25 de Março de 2008, este álbum é uma compilacão de todos os exitos da sua carreira entre 1995 e 2008.

Vendas: Mais de 3 milhões de discos     

2010

 " EUPHORIA "

Em 2010, Enrique Iglesias presenta "Euphoria", um trabalho que combina canções  em inglês  e em espanhol e que conta com as colaborações de  en español, y que cuenta con las colaboraciones de Juan Luis Guerra no êxito "Cuando me enamoro", de Pitbull em "I like it", de Usher em"Dirty Dancer" e de Wisin y Yandel em "No Me Digas Que No", entre outros artistas. 

Durante o ano 2011 fez uma torné mundial com Pitbull y Prince Royce. 

Vendas: Mais de 4,5 milhões de discos  

2014

" SEX & LOVE "

Em 30 de Julho de 2013 lançou a nivel mundial o single  "Turn The Night Up", que iria fazer parte do seu novo álbum. Em 26 de Agosto deu a conhecer "Loco", que conta com a colaboração de  Romeo Santos. Em Setembro Enrique lança um terceiro single  "Heart Attack"  e finalmente a 3 de Fevereiro de 2014 um quarto single de um novo álbum e lança "Bailando" interpretada por Enrique Iglesias, Descemer Bueno y Gente de Zona.    " Bailando "  se converteu num exito internacioal.  A nivel mundial, lalcançou vendas de 8 milhões, sendo a décima canção mais vendida de 2014.

 

Finalmente a 17 de Março de 2014 sai para venda o álbum "Sex and Love", disco composto por 12 canções, onde colaboram Pitbull, Marco Antonio Solís, Romeo Santos, Flo Rida, December Bueno, Yandel, Juan Magán  outros. A Edição Deluxe íncluie temas a duo com Kylie Minogue e Jennifer López.

 O álbum vendeu mais de 2 milhões de cópias pelo mundo inteiro e todos os singles do álbum vendeu mais de 12 milhões de cópias  mundialmente .


2015 / 2016 / 2017

" El Perdón ", "Duele el Corazón" e "Súbeme la Radio",


Em 17 de Janeiro de 2015 é lançado  " El Perdón " de Nicky Jam e Enrique Iglesias.

" El Perdón " foi iniciamente uma gravação de Nicky Jam. Depois de falar com Jam, Enrique Iglesias decidiu colaborar com ele neste tema . A canção rapidamente subiu aos primeiros lugares  dos Top's  e se converteu em um grande êxito. O video da música foi gravado em Medellín, Colombia. 

Em 13 de Maio de 2016 estreia "Duele el Corazón", um dueto com  Wisin."Duele el Corazón" vendeu mais de dois milhões de faixas em todo o mundo, foi número 1 em 25 lojas digitais  e teve 229 milhões de treams no Spotify .


Em  24 de fevereiro de 2017 é dado a conecer o single  e  video "Súbeme la Radio", rodado nas ruas de Havana, Cuba. Participam como convidados Descemer Bueno y Zion & Lennox.